terça-feira, 7 de julho de 2015

Hoje o post vai ser só uma pequena reflexão sobre as HQs da Marvel. 
Em um artigo científico começaria falando sobre a Marvel, sua criação, por quem foi fundada, etc. Mas como não é um artigo e as pessoas que forem ler com certeza têm acesso a internet vou pular essa parte, que basta colocar Marvel no Google e todo mundo vai ter acesso a essas informações. Bom por onde devo começar???? São tantas personagens, tantos enredos... Bom, por que não começar falando que a maioria  das personagens acabam levando para um mesmo destino, o patriotismo exagerado. O Capitão América o protótipo de homem perfeito, que mesmo não tendo nascido com a estrutura corpórea favorável, mostra que morreria pelo seu país. Ou melhor, o seu uniforme que é a bandeira dos EUA.... Claro, homens tão bons só podiam sair mesmo dessa nação. Não tenho nada contra a Marvel, pelo contrário assisto os filmes, leio as HQs, entretanto, a mídia é uma forma de alienação e mesmo sabendo que a alienação, mesmo em dose pequena chega a todos nós, devemos ter em mente que essas histórias em quadrinhos acabam pregando estereótipos, ou seja, o herói tem que ser forte( força física), bonito ( padrão Chris Evans, Chris Hemsworth), ou pelo menos charmoso como Hobert Downey Jr,enfim tem que usar uma capa vermelha mesmo sendo de Asgard, que remete a bandeira estadunidense. Até mesmo o Homem de ferro que é o playboy rico, inteligente e meio alcoólatra ( um dos meus preferidos) deixa transparecer esse "patriotismo", pelo menos na sua armadura cuja as cores relembram tanto a bandeira ( o vermelho) quanto o dourado (ouro) que representa a riqueza do país, ou seja, a potência. Realmente o Homem de ferro é a caracterização máxima dos EUA, estrategista, arrogante, inteligente e charmoso, tanto que é um dos heróis mais desejados do mundo. Mas o fato é, não temos que deixar de assistir os filmes da Marvel e nem deixar de ler as HQs, mas devemos acompanhar essas histórias com um olhar mais crítico, ou seja, tentar ler as mensagens subliminares que aparecem desde uma fala ou até mesmo da escolha da roupa da personagem. 
Então essa pequena análise foi só uma tentativa de despertar um olhar mais crítico sobre o controle norte americano que sofremos. Espero que tenham gostado!
Até.





5 comentários:

  1. Quase ninguém vê desse ponto de vista a marvel , poucas pessoas percebem as mensagens subliminares, eu mesmo percebi poucas, o padrão dos heróis mesmo que pouco eu já tinha percebido , ninguém vê um herói da marvel feio (a) ou sem charme como você mesmo disse :)

    ResponderExcluir
  2. É bem interessante esse ponto de vista, grande parte desses filmes estadunidenses tem como seus heróis os ''Homens da Pátria'', e os vilões dos filmes são seus inimigos históricos de guerra ( japoneses, italianos, alemães e russos), inimigos diplomáticos( norte-coreanos, iranianos, cubanos) a potência emergente ( China), ou até aqueles que causam algum dano a fronteira e ao país em si ( árabes muçulmanos e mexicanos). O poder midiático dos EUA é enorme, de tal forma que a generalização negativa criada em torno dos países citados acaba cegando muita gente e criando estereótipos( terroristas, mafiosos).

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post , muito boa sua análise

    ResponderExcluir